Trabalho de Geografia
Terremotos e Tsunamis que abalaram a Ásia
Daniel Dineli Galvão
Levi Evencio da Silva Neto
Prof. Leize
9°ano
Introdução
Faremos um trabalho que vai explicar os maiores e piores acidentes envolvendo os países da Ásia com terremotos e tsunamis.
1°- Terremotos e Tsunamis no Japão:
1 – terremoto de Tohoku, 2011.
Em 11 de março, um terremoto de magnitude 9,0 provocou um tsunami que matou cerca de 29.000 mil pessoas e danificou alguns reatores nucleares. Este terremoto é o maior já registrado no Japão.
Após um grande terremoto, placas tectônicas continuam a reajustar a tensão ao longo de uma falha muito tempo depois, o que desencadeia abalos e tremores secundários. As réplicas (youshin) incluiem mais de 50 abalos de magnitude 6,0 ou maior, e três acima de 7,0 de magnitude. Foi o quinto maior já registrado, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), e o maior já registrado no Japão.
2 – Terremotos Hoei, 28 de outubro 1707, Grande Terremoto de Tokai, Tonankai e Nankai
Os anos 1700 foram um tempo ocupado sismicamente. O terremoto de magnitude 8,6 matou 5.000 pessoas e 29.000 casas foram destruídas e nas regiões Nankaido e Tokai, nas ilhas de Honshu e Shikoku. Por quilômetros ao redor do epicentro, os japoneses sentiram os efeitos do terremoto, particularmente na cidade de Osaka .
Pelo menos um grande deslizamento de terra foi provocada pelo terremoto, o slide Ohya em Shizuoka . Este deslizamento, um dos três maiores no Japão, envolveu uma área de 1,8 km2 , com um volume estimado de 120 milhões de m 3 .Nara mostrou evidências de liquefação causado por este terremoto. O tsunami na costa de Kochi alcançou a altura de 7,7 m e em alguns locais até 10m.
2°-Piores Terremotos e Tsunamis na China
04.China,em1920
A região centro-norte da China não sentia um tremor há 280 anos quando o terremoto de 16 de dezembro de 1920 aconteceu. Com 8,5 graus na escala Richter, essa catástrofe atingiu uma área de 67 mil km² e deixou mais de 200 mil