Trabalho De Geografia
Uma empresa multinacional é caracterizada por ter sua matriz em um determinado país e atuar no mercado de outros países. Sua origem é do final do século XIX, porém, a atuação dessas empresas no mercado mundial se intensificou após a Segunda Guerra Mundial, ou seja, a partir de 1945.
O principal objetivo das empresas multinacionais é instalar filiais em outros países com o intuito de obter máxima lucratividade, os fatores que contribuem para a construção de filiais são: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata.
A instalação de uma filial em países em desenvolvimento ocorre, na maioria das vezes, através de beneficios do governo (doação de terreno e isenção de impostos). Nos locais onde ocorre a construção de uma filial há geração de empregos e desenvolvimento industrial. No entanto, os lucros obtidos por essas empresas são destinados à contrução de novas filiais em outros locais, e uma parte vai para a matriz localizada no país de origem.
Segundo a ONU, as empresas multinacionaissão sociedades que possuem ou controlam meios de produção ou serviços fora do país onde estão sediadas. A ONU prefere utilizar o termoempresas transnacionais.
A participação estrangeira na economia dos países capitalistas subdesenvolvidos é enorme, o que lhes impõe uma grande dependência econômica. Muitos desses países atraíram grupos econômicos internacionais devido: às garantias dadas pelos governos locais ao capital estrangeiro; à legislação, que favorece o capital estrangeiro investido; aos grandes recursos de matéria-prima a baixos preços; ao grande número de mão-de-obra a baixos salários.
Os países subdesenvolvidos ou periféricos apresentam, em sua grande maioria, as seguintes características: alta taxa de analfabetismo e deficiente nível de instrução; baixa renda per capita; baixo consumo de energia; predomínio de ativos no setor primário; elevada taxa de natalidade; grande crescimento