TRABALHO DE GEOGRAFIA
Paisagens Naturais
Segundo a ciência geográfica, paisagens naturais são definidas como um conjunto de estruturas naturais e sociais de um determinado lugar no qual desenvolvem uma intensa interação entre os elementos naturais, entre as relações humanas e com a natureza.
Significa tudo aquilo que os sentidos humanos (tato, audição, olfato, visão) podem captar. Tudo aquilo que sua visão consegue enxergar é uma paisagem, tudo aquilo que sua audição escuta é uma paisagem. Portanto, tudo que o ser humano consegue sentir é uma paisagem.
Paisagem natural é aquela que não foi modificada pela ação humana, ou seja, que recebeu pouca interferência de atividades e construções humanas.
Entre os elementos das paisagens naturais estão os lagos, oceanos, vales, florestas, montanhas e até animais. Apesar da divisão entre paisagem natural e cultural, não existe nenhum lugar no planeta que não tenha sofrido interferências do homem, até por que o que é produzido de poluição nas cidades se dispersa por todo o planeta.
Exemplos de paisagens naturais:
Lord Howe Islands – Austrália
É um paraíso que nasceu de uma erupção vulcânica que ocorreu há cerca de sete milhões de anos. Na ilha, é possível encontrar diversas espécies de aves e animais marinhos que só existem por lá.
Parque Nacional Jaua-Sarisarinama – Venezuela
Localizado ao sudoeste do estado de Bolívar, perto da fronteira com o Brasil, são impressionantes depressões, que são raríssimas em florestas tropicais como a Amazônia. Esses precipícios cobertos de densa vegetação podem ser considerados os mais antigos e extensos do mundo, datando do período Pré-Cambriano. O diâmetro e a profundidade das crateras medem cerca de 350 metros.
Luzes da Aurora Boreal- Hemisfério Norte
Este fenômeno da natureza acontece exclusivamente no hemisfério norte da Terra. As luzes, causadas pelo impacto de explosões solares e poeira espacial com o campo magnético da Terra, mudam de cor com frequência. Vários cientistas