trabalho de geografia
Empowerment está ligado à cultura organizacional, que são hábitos, crenças e valores de cada organização. Diante da complexidade deste cenário, para que esta ferramenta seja implantada com sucesso, é preciso o comprometimento das pessoas em contribuir com as decisões estratégicas, com o objetivo de melhorar o desempenho da organização. Como a cultura organizacional está em constante mudança, as empresas que utilizam este recurso devem ser flexíveis para alcançar a eficácia e eficiência.
2.1 Definição
O termo empowerment em português estaria próximo ao "empoderamento". Contudo outras traduções já lhe foram atribuídas: delegação de poder, concessão de poder, potencialização ou energização de pessoas.
Oempowerment e o processo pelo qual os gerentes ajudam outros a adquirir e usar poder necessário para tomar decisões que afetam a si mesmos e ao seu ambiente de trabalho. Em vez de considerar o poder algo que só deve ser mantido nos níveis mais altos das organizações tradicionais em "pirâmide", esse ponto de vista considera o poder como algo que pode ser compartilhado por todos que trabalham em estruturas mais planas e colegiadas.
2.2 Como Surgiu
O conceito foi inicialmente utilizado pela Professora da Harvard Business School, Rosabeth Moss Kanter em 1989. Ela sugeria que as empresas que dessem mais poder e autonomia aos seus trabalhadores, especialmente àqueles da "linha de frente" se tornariam mais fortes competidoras a longo prazo. Desde então, as idéias precursoras de