trabalho de geografia
Karl Marx é um pensador muito importante que em suas diversas obras tentou entender o complexo sistema capitalista explicando suas características.
2) Em que consiste a transformação social proposta por Marx e Engels e qual o papel dos agentes sociais nesse processo?
Marx em seu texto “Manifesto do Partido Comunista” ele começa fazendo apontamento de diversos fatos históricos, demostrando as diferentes formas de organização social ,como elas se sucedem e afirmando que “ A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes”(MARX;ENGELS,1997,p.01),ou seja que sempre houve a oposição entre opressores e oprimidos. Ele organiza o texto desta forma para convencer os oprimidos que a ordem da sociedade não é perene, ou seja, que eles podem ser capazes de provocar mudanças na sua condição social. Marx defende que os homens são capazes de produzir as condições de sua existência material e intelectual, no entanto, a produção dessas condições não são escolhidas livremente pelos seres humanos, estas são dadas independentemente de nossa vontade. Os humanos são historicamente determinados pelas condições em que produzem suas vidas, pelo modo de produção ,ou seja, são as condições históricas que produzem as idéias “Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina sua consciência”(MARX,2008,p.129).
No entanto para esse autor em algum momento ocorre um esgotamento no modo de produção que provoca um processo de transformação social, isso ocorre porque as forças produtivas entram em contradição com a força de trabalho. Essa contradição se estabelece porque o proletariado (força de trabalho) se entende como classe, entende a história, sua função na sociedade e se organiza politicamente. Assim o proletariado