trabalho de geografia
INTRODUÇÃO:
Intervenções da natureza em nosso cotidiano são cada vez mais comuns. Em destaque podemos citar terremotos, tsunamis, e furacões. Mas lista é longa, tal qual o efeito de cada um de seus itens sobre a região que atingem e vidas que afetam, ou transformam permanentemente. Neste trabalho será possível conhecer um pouco à respeito de alguns processos presentes na nossa realidade e talvez esclarecer algumas dúvidas, por ventura, ocultadas.
AGENTES ENDÓGENOS
Os agentes endógenos são os agentes internos.
As placas tectônicas estão em constante movimento, fato que pode desencadear a colisão entre diferentes placas, desde que estejam em uma zona de convergência. Esse fenômeno é uma das consequências das forças internas do planeta, atuando de forma decisiva na formação e modelagem do relevo.
Os agentes internos provocam a elevação de determinadas áreas e o rebaixamento de outras. O tectonismo, caracterizado pelo movimento da crosta terrestre, altera as rochas, que podem sofrer enrugamentos, modificando o relevo. Os vulcões proporcionam que o magma, que é um material líquido oriundo do manto terrestre, atinja a superfície terrestre, atuando como um agente modelador do relevo.
AGENTES EXÓGENOS
As forças externas têm função importantíssima na formação do relevo, assim como as forças internas. O intemperismo físico atua no processo de desgaste das superfícies rochosas. Esse fenômeno consiste na alteração das rochas em razão da alternância da temperatura, em que o calor provoca a dilatação das rochas; e o frio, a contração. A repetição desse processo durante anos modela o relevo
OS ABALOS SÍSMICOS DO SÉCULO XXI
Abalo sísmico ou terremoto é um tremor da superfície terrestre produzido por forças naturais situadas no interior da crosta terrestre e a profundidades variáveis. Os abalos são causados pelo choque de placas rochosas situadas a