Trabalho de geografia
a) Pólos Magnéticos são os locais de maior intensidade da força magnética gerada pela Terra na sua crosta. A origem dessa força tem relação com a eletricidade. Toda vez que uma carga elétrica realiza um movimento ela gera um campo magnético e toda vez que um campo magnético se desloca gera um campo elétrico. Esse princípio é muito usado em geradores e motores elétricos.
b) Força magnética do imã atua sobre certos metais como o ferro, o níquel e o cobalto, isto é, sobre os materiais denominados ferromagnéticos. Nem todos os metais são ferromagnéticos. Os metais das medalhas olímpicas, por exemplo, o ouro, a prata e o cobre não são atraídos pelos imãs.
c) Magnetização é definida como a soma de todos os campos magnéticos elementares, por unidade de volume. A magnetização pode ser representada dessa forma:
XXXXX
Onde n corresponde ao número total de momentos magnéticos m, e o V é o volume total que eles ocupam.
d) Dizemos que um campo magnético é uniforme quando o vetor indução magnética apresenta características semelhantes, isto é, quando possui a mesma intensidade, direção e sentido. Concluímos que no campo magnético uniforme as linhas de indução são retas paralelas igualmente espaçadas e igualmente orientadas. Obtemos um campo magnético uniforme entre duas faces polares (norte e sul), planas e paralelas.
e) A inclinação magnética num dado local é o ângulo da direção do campo nesse ponto e, por conseguinte, do eixo magnético de uma agulha livremente suspensa pelo seu centro de gravidade, com o plano horizontal, isto é, o ângulo da agulha com o horizonte. A inclinação é expressa em graus N ou em graus S, conforme a ponta N ou S da agulha fica abaixo do horizonte, e conta-se positivamente quando a ponto N fica abaixo do horizonte.
f) Declinação magnética é a inconstância que ocorre entre as marcações da bússola e a geográfica definido pela posição astronômica. Declinação magnética é a diferença "em graus" apontado pelo norte