Trabalho de geografia
O estudo dessa região se mostra importante pelo grande destaque que a mesma apresenta no cenário nacional, atuando de forma fundamental e com grande importância para o desenvolvimento das mais variadas áreas do país, como economia, industrialização, tecnologia. Desse modo, a Região Sudeste, desde a colonização do país, foi o foco e o centro de todo o desenvolvimento, abrigando enorme variedade étnica e cultural, onde na maioria das áreas se desenvolveu antecipadamente à todas outras regiões, tendo índices comparados aos dos países desenvolvidos.
Abaixo segue o conteúdo que o grupo analisou ser de fundamental importância à respeito da região, pois relata os mais diversos aspectos.
A região Sudeste do Brasil é a segunda menor região do país, sendo maior apenas que a região Sul. A área real ocupa aproximadamente 924 510 km², 1/10 da superfície do Brasil. É composta por quatro Estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Limita-se ao norte e a nordeste com a Bahia; a leste e ao sul com o oceano Atlântico; a sudoeste com o Paraná; a oeste com Mato Grosso do Sul; a noroeste com Goiás e o Distrito Federal. Esta região é por excelência uma terra de transição entre a região Nordeste e a região Sul. Para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais.
População: 81.565.983 (estimativa 2012)
Densidade demográfica (estimativa 2012): 88,2 hab./km²
Mortalidade infantil (por mil): 13,1 (2010)
Analfabetismo: 4,8% (2011)
Número de municípios: 1.668 (2010)
Principais Cidades da região Sudeste
Estado de São Paulo: São Paulo (capital), Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos, Jundiaí, Campinas e São Caetano do Sul.
Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (capital), Niterói, Volta Redonda, Campos, Nova Friburgo.
Estado de Minas Gerais: Belo Horizonte (capital), Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora e Governador