Trabalho de geografia
PLANO DE AULA
PROFESSOR:
Cap Oliveira DISCIPLINA:
Geografia SÉRIE:
2ª ANO:
2008 BIMESTRE:
3º SEMANA:
22 AULA:
04
UNIDADE DIDÁTICA:
III – O ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO. TURMA DATA 201 11 Jul 08
ASSUNTO(S):
1. A modernização da agropecuária. 202 11 Jul 08 203 11 Jul 08
OJETIVOS:
a. Caracterizar o processo de modernização no espaço agrário brasileiro.
b. Justificar o aparecimento das principais conseqüências dessa modernização.
DESENVOLVIMENTO T
1. Aula anterior: A expansão da fronteira agrícola em direção à Amazônia e a militarização da questão agrária (Projeto Integrado de Colonização e Projeto de Assentamento). Colonização por intermédio de grandes empresas.
2. Situação paradoxal: Brasil 5º maior país do planeta em extensão territorial, sem áreas anecúmenas e importador de alimentos.
3. No Brasil, duas instituições fornecem dados relativos à estrutura fundiária: o INCRA e o IBGE.
4. Os dados se referem aos imóveis rurais e são obtidos por meio de censo agropecuário.
5. Segundo o INCRA, é considerado imóvel rural “o imóvel de terra contínua que seja ou possa ser destinado à exploração agrícola, pecuária, extrativa vegetal, florestal ou agroindustrial, independente de sua localização, na zona rural ou urbana do município”.
6. O IBGE realiza seu censo levando em conta não os proprietários, mas sim os estabelecimentos agropecuários. Segundo o IBGE, estabelecimento agropecuário corresponde a todo terreno de área contínua, independentemente do tamanho, formado de uma ou mais parcelas, subordinado a um único produtor, onde se processa exploração agropecuária – ou seja, onde se verifica o cultivo do solo com culturas permanentes ou temporárias, incluindo-se o plantio de hortaliças e flores; criação, recriação, engorda de animais de grande e médio portes; criação de pequenos animais; silvicultura ou reflorestamento; extração de produtos vegetais, excluídos os quintais de residências e hortas domésticas.