Trabalho de geografia
As idéias geográficas irradiaram entre o público, por causa da significância do seu ensino nas escolas e da rápida expansão das sociedades de geografia, sociedades estas, que exerceram fundamental papel no processo de institucionalização e ajudou a perpetuar a geografia “pré-científica”.
Forbes
Na Inglaterra, sobretudo no final do século XIX houve uma rápida expansão das sociedades geográficas, o que é relacionado a expansão do Imperialismo europeu, contudo um surto muito grande ocorreu pela criação de associações profissionais, que tinha como membros, militares, comerciantes, políticos, entre outros, com objetivo de exploração e desenvolvimento do comércio, entre outros.
Keltie, no seu relatório disse que a geografia era razoavelmente ensinada nas escolas elementares, e se mostrou descontente com o fracasso das universidades inglesas, disse que a geografia melhoraria nas escolas, quando ela fizesse parte do currículo universitário.
A presença da geografia nos currículos escolares e a insistência das sociedades geográficas,foi fundamental para a aceitação da geografia como disciplina.
A geografia se tornou educação ativa , sendo aplicada ao estudo do território pátrio da criança, como primeiro estágio no estudo do conjunto terra.
O conteúdo da geografia elementar devia refletir as mesmas exigências imperialistas da geografia universitária (As colônias, comércio, guerra, exploradores científicos, etc...)
Tanto na sociedade científica quanto nas sociedades que lutavam pelo estabelecimento da disciplina nas universidades, a geografia consistia no seu valor utilitário (expansão comercial ou estudo científico da