Trabalho De Geografia David
A evolução do sistema capitalista e seus impactos.
INTRODUÇÃO
O Capitalismo é um sistema socioeconômico adotado por muitos países, caracterizado pelo lucro, pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos. Tem fundamental importância para a expansão do comércio, como as indústrias, agricultura, exportação de produtos, desta maneira beneficiando a própria sociedade em geral. A evolução do sistema econômico capitalista levou a uma série de imperfeições, houve uma série de modificações e contradições com esse modelo, as quais envolveram um jogo de interesses, assim distanciando do seu sentido central. O sistema econômico capitalista interfere no modo de vida e pensamentos da sociedade, mostra o jogo de interesses, envolvendo problemas abundantes nas classes sociais.
A evolução do sistema capitalista.
O início do capitalismo ocorreu no século XIII, a partir da desestruturação do sistema feudal, que por sua vez modificou o setor produtivo e as relações de trabalho, nesse momento houve o renascimento comercial que ficou caracterizado pela transição do feudalismo para o capitalismo.
No século XV, recebeu o nome de capitalismo comercial, para alguns autores pré-capitalismo, esse foi marcado principalmente pela expansão ultramarina, colonização do novo mundo (continente africano, asiático e americano), políticas mercantilistas (a essa se vinculava a acumulação primitiva de capital, metalismo, balança comercial favorável) e por fim o surgimento das primeiras potências européias: Portugal e Espanha.
No final do século XVIII e início do XIX, teve origem o chamado capitalismo industrial, esse ficou caracterizado por muitas evoluções que foram primordiais à ocorrência da Primeira Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII, a utilização do carvão mineral como fonte de energia para a indústria têxtil recebeu o invento da máquina a vapor, a inserção de outras nações no processo, como França,