trabalho de geog
O estado é um tanto diferente em relação à seus vizinhos. Isso se deve ao forte traço indígena presente em sua tradição. Podemos falar sobre a moqueca capixaba, que é considerado o prato símbolo do estado, e pode ser preparada com camarão, peixe ou siri, e tudo com muito pirão.
Minas Gerais:
Podemos dizer que a gastronomia de Minas Gerais é a mais conhecida nacionalmente, e isso se deve a enorme tradição gastronômica do estado. Não temos dúvidas que a receita mais difundida entre os brasileiros é o famoso pão-de-queijo, que está presente em todos os estados e não há quem o recuse.
Além da versão tradicional, há também variações como o pão-de-queijo recheado, que deixa qualquer um com água na boca, pelo simples fato de falar dele. A cozinha mineira tem forte influência das regiões rurais, que fazem dela ter um sabor único, apreciada por milhões de brasileiros.
Rio de Janeiro:
A feijoada é a referencia em gastronomia no estado. O prato símbolo nacional, foi muito consumido pelos cariocas durante toda a história do Rio de Janeiro, fato que fez com que surgisse uma receita própria, ao estilo do estado.
No modo carioca de fazer feijoada, encontramos ingredientes como a carne salgada - como a carne de sol - partes de porco, folhas de louro, cebola, e a laranja, que serve para balancear os sabores do prato. Caldos e sopas estão inseridas nos cardápios dos restaurantes cariocas. Na culinária carioca também encontramos os bolinhos (de bacalhau, carne ou queijo), a canjiquinha, bacalhau, e caldo verde.
São Paulo:
Todos podem ter uma ideia da diversidade de gostos que residem no estado. E para saciar a vontade de todos seus habitantes, só com uma variada gastronomia que cruza os mais distantes pontos do Brasil. Os restaurantes de São Paulo sabem disso, e também sabem do gosto do paulista por massas. Por exemplo, dizem que em São Paulo, podemos encontrar a melhor pizza do mundo, melhor até que da Itália.
Mas a base da gastronomia