trabalho de genética
A genética se baseia no estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras, sendo dividida em três grandes áreas; –Genética básica ou mendeliana: princípios da transmissão do material genético entre gerações. –Genética de populações: genética mendeliana a nível de população. Geralmente limitada a caracteres qualitativos (pelagem, chifre) que são influenciados por um pequeno número de genes. –Genética quantitativa: relacionadas a características econômicas determinadas por muitos pares de genes (maciez da carne, ganho de peso, produção de leite). -Herança qualitativa – características de tipo, variação descontínua portanto há clara distinção de fenótipos, o efeito de um único gene pode ser evidenciado e geralmente não influenciadas por fatores ambientais. Exemplos: cor da pelagem; cor da plumagem (algumas raças); tipo de proteína do leite; grupo sanguíneo.
-Herança quantitativa – características de grau, variação contínua, portanto não é possível uma clara distinção de fenótipos, controle poligênico; o efeito de um único gene não é perceptível e geralmente influenciadas por fatores ambientais. Exemplos: pesos dos animais em diferentes idades; altura dos indivíduos; quilos de leite produzidos por dia; quilos de leite produzidos por lactação; duração da lactação; quilos de mel produzidos; peso dos ovos.
Há certos tipos de herança em que um determinado caráter é condicionado por dois ou mais pares de genes. Neste caso, vários pares de alelos com segregação independente, interagem, produzindo uma certa característica fenotípica, recebendo tal fenômeno a denominação de Interação Gênica.
Ação Gênica
Os efeitos dos genes, para formar fenótipos, dependem de sua ação e de sua interação.
.
Interação entre alelos
Aditividade
Ocorre quando o fenótipo do heterozigoto situa-se no ponto médio entre os fenótipos dos homozigotos. Exemplo: Cor da pelagem de bovinos da raça Shorthorn.