Trabalho de Genética - Apert
De acordo com Carlos Gregori (1996,p. nº 157) os acidentes e complicações, ocorrem sempre de uma forma surpreendente e que o único recurso á disposição dos profissionais, sejam recém formados, sejam veteranos, para reduzir ao mínimo suas incidências, é através de uma atuação preventiva, ampla e inespecífica, representada pelo correto planejamento do ato operatório.
Previamente a qualquer procedimento cirúrgico, o paciente deve ser informado dos possíveis acidentes e/ou complicações, que possam ocorrer durante todo o tratamento, estando ciente de que toda e qualquer situação não planejada deverá ser tratada da maneira mais adequada possível ( ARTIGO 2)
Segundo Carlos Gregori (1996,p. nº 159)o paciente deve ter conhecimento de tudo o que esta ocorrendo de forma a participar voluntariamente de todas as etapas sequenciais do seu tratamento, que pode incluir o uso de medicamentos, de controle radiográfico periódico e , principalmente, para nos avisar de sinais e sintomas que venham a ocorrer na região. Poucos se apoiam para praticar a exodontia sem ter a preocupação de buscar a segurança ao paciente que pode ser obtida seguindo, em integral respeito, todas as etapas que antecedem aos procedimentos cirúrgicos eletivos.
Para o autor Marzola (3ªedição, p. nº 265),no passado, os acidentes e complicações, eram bem mais frequentes que nos dias atuais, devido os métodos das técnicas cirúrgicas exodônticas, a falta de instrumentos adequados, além do conhecimento da assepsia e anti-assepsia, muitas vezes até da anestesia, colaborava para que esta incidência ocorresse com mais frequência.Hoje, graças a evolução dos conhecimentos citados acima junto ao emprego da imagem radiográfica, dos antibióticos, além de técnicas requintadas, a cirurgia esta capacitada a intervir com segurança, de modo a reduzir grandemente o número de acidentes e complicações.Porém, apesar destes conhecimentos, qualquer descuido ou inobservância de técnica, poderá causar acidentes com