trabalho de gastro
O objetivo principal do tratamento é atingir a remissão clínica e melhorar a qualidade de vida do paciente. A remissão histológica não é uma meta importante. Antes de embarcar em terapia médica, a possibilidade de Colite Microscópica induzida por droga deve ser sempre tida em conta, e a medicação do paciente deve ser revista cuidadosamente, principalmente, para fármacos com elevada probabilidade de causar Colite microscópica . A descontinuação de tais drogas, se possível, pode levar à resolução dos sintomas. A cessação do tabagismo pode ser considerada, mas a evidência para isso ainda é fraca. É aconselhável que os pacientes registrem seus movimentos intestinais em um diário antes do início e durante o acompanhamento do tratamento.
Também é preciso verificar outros possíveis fatores, incluindo a história dietética ,cuidadosa procura de alimentos que podem contribuir para a diarreia, como os produtos lácteos em um paciente com intolerância à lactose ou o consumo excessivo de produtos dietéticos que contêm adoçantes artificiais que pode levar a diarreia. No entanto, a maioria dos pacientes com colite microscópica necessitam de tratamento
A evidência mais forte de tratamento está atualmente disponível para budesonida, uma corticoide localmente ativo com extenso metabolismo de primeira passagem no fígado e baixa exposição sistémica. Em uma meta-análise, budesonida teve taxas de resposta efetiva superior a 80%. Mais recentemente, dois ensaios clínicos randomizados maiores confirmaram a boa eficácia da terapia e a resposta histológica pode ser mantida com budesonida 6mg / d durante 6 meses. No entanto, 6 mg / d pode ser demasiadamente alta no longo prazo e assume o risco de desenvolver efeitos, tais como um hematoma pele, catarata, ou aumentado nível de açúcar no sangue . Após a suspensão de curto prazo do tratamentocom budesonida ou terapia de manutenção (6 mg), as taxas de recidiva são elevadas (60% -80%) .