Trabalho de física
Trabalho
Interdisciplinar
Turma: 2ºD
Data: 27/11/13
Pilha de limão
Material:
4 limões
4 moeda de cobre (moeda de cinco (5) centavos )
4 clips de zinco
5 fios de cobre.
1 faca de cozinha
Calculadora ou relógio
Passo a passo.
Com a faca faça duas fendas paralelas em cada limão, numa das fendas coloque a moeda de cinco centavos e na outra o clips.
Com o fio de cobre ligue o clips à moeda. Duas extremidades vão ficar ligas à calculadora.
O que ocorre: Os atomos de cobre (Cu) atraem mais os eletrons do que os do zinco (Zn). Ao colocar uma placa de cobre em contato com uma de zinco, uma elevada quantidade de eletons passa do zinco para o cobre. Estes começaram a repelir-se à medida que se concentram no cobre.
Quando a força de atração de elétrons de cobre é contrabalançada pela força de de repulsão entre os elétrons, o fluxo de elétrons para. Deste modo este tipo de sistema tem muito poucas aplicações possíveis.
Em contraste quando as duas placas são mergulhadas numa solução condutora, reação entre os eletrodos ocorro continuamente. Com o eletrólito pode utilizar-se qualquer solução aquosa ácida, alcalina ou salina. A pilha eletroquímica de limão funciona porque o sumo de limão é ácido.
Desta forma este processo de produção contínua de energia elétrica torna-se útil para certas aplicações. No entanto assim como acontece para as pilhas secas, estas pilhas tem têm um certo tempo de vida. Nos eletrodos ocorrem reações reações químicas que acabam por bloquear a transferência de elétrons do ânodo (zinco – de onde saem os elétrons para o cátodo (cobre – onde entram os eletroes)