Trabalho de Física II 1B
Prof. Wender Geraldelli
Diretrizes do trabalho:
Onze (11) questões dissertativas;
Contribuirá com 20% da nota final do aluno;
Deve ser entregue impreterivelmente até a data da primeira prova.
Exercício 1: Na figura a seguir, A e B são blocos com pesos de 44N e 22N , respectivamente.
a) Determine o menor peso (bloco C) que deve ser colocado sobre o bloco A para impedilo de deslizar, sabendo-se que μE entre o bloco A e a mesa é 0,20.
b) Se o bloco C for repentinamente retirado, qual será a aceleração do bloco A, sabendo-se que μC entre A e a mesa é 0,15?
Exercício 2: Um bloco de massa de 4,0 kg é abandonado num plano inclinado de 37º com a horizontal com o qual tem coeficiente de atrito cinético de 0,25. Qual a aceleração do movimento do bloco em m/s2? Dados: g = 10 m/s2; sen 37º = 0,60; cos 37º = 0,80.
Exercício 3: Um carro está em repouso sobre a rampa de um rebocador de carro (veja a figura abaixo) formando um ângulo de 10o com a horizontal. O freio do carro está solto e o carro não está engrenado; logo, somente o cabo ligado ao carro e ao rebocador impede o carro de deslizar para baixo ao longo da rampa. Se o peso do carro é P = 5000N, encontre a tensão no cabo e a força com a qual a rampa empurra os pneus do carro.
Exercício 4: Na figura abaixo, um cavaleiro com massa m1 = 1kg desliza sobre um trilho de ar horizontal sem atrito em um laboratório de física. Ele está ligado a um peso de laboratório de massa m2=5 kg através de um fio leve e inextensível que passa sobre uma pequena polia sem atrito. Calcule a aceleração do sistema e a tensão no fio.
Exercício 5: O atrito cinético entre um tobogã e uma montanha é 𝜇𝑐 , sendo que sua inclinação é apenas suficiente para que o tobogã se desloque com velocidade constante. Deduza uma expressão para o ângulo de inclinação em função de 𝑤 e de 𝜇𝑐 . Considere o peso do tobogã igual a 𝑤.
Exercício 6: Qual seria a solução do exercício 5 considerando o mesmo tobogã, porém uma
inclinação