trabalho de funçao logaritmica
Venho através deste a presentar estudos que falam sobre Função Logarítmica e estudar suas propriedades e características. Esse conteúdo é aplicado após um conhecimento prévio sobre funções exponenciais, uma vez que a função logarítmica é usada como a volta da exponencial. Com a definição da função logarítmica por meio de uma área, surgem duas questões, a saber, a equivalência dessa definição com a convencional, e as demonstrações das propriedades da função.
Função Logarítmica
O que é Logaritmo? Logaritmo e um estudo da matemática que depende maciçamente do conhecimento sobre potenciação e suas propriedades, pois para encontrar o valor numérico de um logaritmo, é preciso desenvolver uma potência transformá-la em um logaritmo.
Sendo a e b números reais e positivos com a ≠1, chame-se logaritmo de b na base a o expoente que se deve dar a base a de modo qual a potencia obtida seja igual a b.
Em Loga b = x dizemos:
a e a base do logaritmo, b e o logaritimando, x é o logaritmo
Algebricamente, o logaritmo é um expoente. Mais precisamente, se b > 0 e b 1, então para valores positivos de x o logaritmo na base b de x é denotado por e é definido como sendo aquele expoente ao qual b deve ser elevado para produzir x
Log 10 100= 2 Log 10 (1/1000) = -3 Log 2 16= 4 10²= 100 (103 =1/1000) (24 =16)
Equações logarítmicas. Loga f(x) = Loga g(x)
É a Equação que apresenta, ou que é redutível a ,um a igualdade entre dois logaritmos de mesma base a ( 0 < a ≠ 1 ).
A resolução de uma equação deste tipo baseia-se na quarta consequência da definição.
Não nos devemos esquecer-nos das condições da existência do logaritmo ,isto e a base do logaritmo deverá ser positiva e diferente de 1 e o logaritimando deverá ser positivo .Assim sendo, os valores encontrados na resolução da equação só serão considerados soluções da equação