trabalho de fundação
Contra capa
Introdução O conhecimento das condições de subsolo em um determinado local é uma condição fundamental para elaboração de projetos de fundações e de obras de contenção seguros e econômicos. No Brasil, estima-se que o custo envolvido na realização das sondagens de reconhecimento varie normalmente de 0,2% a 0,5% do custo total da obra.
O projetista de fundações necessita de informações para projetar e executar adequadamente as fundações e estruturas em solos. Os tópicos mais relevantes que devem ser entendidos por aqueles que desejam projetar fundações são a Geotecnia e o Cálculo Estrutural. No Cálculo Estrutural estão compreendidos a análise estrutural e o dimensionamento de estruturas em concreto armado, em aço e em madeira. Na Geotecnia estão englobados a geologia de engenharia, a mecânica dos solos e a mecânica das rochas. A terra surgiu há 4500 milhões de anos que é aproximadamente a idade do Sistema Solar. O raio da terra é de 6370 km sendo: 1350 km o raio do núcleo interno, 2100 km a espessura do núcleo externo, 2740 km a espessura do manto superior e 35 a 60 km a espessura da crosta. Existe no interior do planeta enorme quantidade de calor gerado principalmente pela desintegração atômica em seu núcleo e mecanicamente pela movimentação localizada em sua crosta. O calor interno da terra é transferido para o exterior. Os gradientes geotécnicos regionais até 5 a 10 km de profundidade variam de 10° a 60°C/km.
O solo é constituído de 3 fases: partículas sólidas, água e ar. Costuma-se chamar de vazios o volume ocupado pela água e pelo ar. Portanto diz-se que o solo é constituído pelos grãos e pelos vazios (água e ar). As quantidades de água e ar que ocupam os vazios podem variar, influindo nas propriedades do solo. Por exemplo, a saída de água e ou ar pode diminuir o volume de vazios de um solo melhorando sua resistência. Para identificar o estado do solo, foram definidos índices que correlacionam os