Trabalho de fundamentos da sociedade
Revolução importantíssima no surgimento da sociologia foi a Revolução Industrial. Pois foi através dela que o capitalismo se consolidou por toda a Europa, e foi por causa dos problemas sociais causados pelo capitalismo que os pensadores da época tiveram uma atenção especial para a sociedade. O capitalismo gerou uma desigualdade social enorme, pois enquanto os burgueses enriqueciam cada vez mais, o proletariado vivia com péssimas condições de higiene nas cidades (sem água potável e sem esgotos); ganhando salários miseráveis que mal dava para comprar alimentos; com jornadas de trabalho de 14,16 ou 18 horas diárias. Como consequência da imundice em que moravam, surgem epidemias de doenças contagiosas, como a cólera. Então, todo esse caos social gerou a necessidade de alguma ciência que estudasse e apresentasse soluções para esses problemas.
O último acontecimento histórico que influenciou na criação da Sociologia foi a Revolução Francesa. Ela ocorreu no decorrer do século XVIII, por que o conjunto de princípios que organizavam a sociedade francesa ( monarquia absoluta), não eram mais bem vistos pelo povo. Almejava-se uma sociedade mais fraterna, igualitária e liberal. Assim a Revolução Francesa dá origem à democracia, e as pessoas que antes eram servos passam a serem cidadãos. Deste modo, as profundas e rápidas mudanças que ocorreram antes, durante e depois da revolução francesa, fez com que os pensadores e políticos de época refletissem sobre a sociedade em que viviam.
Pergunta 2:
Existem algumas diferenças entre ciências naturais da natureza (Física, Química, Biologia) e as ciências sociais na aplicação do método científico. Uma delas, das mais importantes, encontra-se na relação sujeito-objeto. Quando um biólogo estuda um sapo no laboratório, ele tem, em relação ao animal, um distanciamento que facilita o conhecimento. No entanto, quando estudamos a vida em sociedade, somos, a um só tempo, o sujeito que se esforça para conhecer e objeto do