Trabalho de fundamentos da fisioterapia
Atenção Primária ou Básica: como o próprio nome já é a primeira atenção que a população recebe, e porta de entrada para os demais níveis. Compreende a este nível ações de promoção da saúde e prevenção de doenças ou agravos em doenças pré-existentes. São responsáveis pelo atendimento deste nível os postos de saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Atenção Secundária: são os ambulatórios especializados, que atendem á demanda de atenção á saúde de média complexidade. Por exemplo, ambulatório de cardiologia, atendimento ambulatorial de neurologia, atendimento ambulatorial de saúde mental. Para ser atendido neste nível, o usuário precisa ser atendido obrigatoriamente no nível primário ou em serviços de urgência e emergência.
Os níveis de atenção não são isolados entre si, e um não anula o outro, mantém-se integrados por um sistema de referência e contra-referência. OU seja, um paciente quando precisa de um nível mais especialidade é referenciado ao mesmo, quando o caso diminui a complexidade retorna ao nível primário por contra-referência.
P.ex:
Uma pessoa possui um mal estar, vai a UBS o médico inicia o tratamento , mas o caso não regride, ele pede exames e diagnostica um problema cardíaco. Então é encaminhado ao Cardiologista a nível secundário, este por sua vez, faz uma série de intervenções, mas não obtém resultados satisfatórios, e então decide que a intervenção cirúrgica é o ideal. O paciente então é encaminhado para a cirurgia, após a realização da mesma, após retorna a atenção primária ou secundária conforme a necessidade do mesmo. O histórico dele sobre este caso (uma ficha) deve ser preenchida e encaminhada ao sérvio pelo qual ele será