TRABALHO DE FUNDAMENTOS DA EDUCA O
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
A PEDAGOGIA NOS SÉCULOS XVIII E XIX: A PEDAGOGIA DE HERBART E
DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI: REFLEXOS NO BRASIL.
Prof.ª Ceila Ribeiro De Moraes
ALCILENA
ALICE
FABIOLA
NORMELIA
SANDRA
TUANE
VALÉRIA
Belém – PA
2015
A PEDAGOGIA DE HERBART
Filósofo alemão johann friedrich herbart (1776-1841), um grande pedagogo do século XIX , com o seu projeto de educação da vontade. Propôs uma abordagem realista da pedagogia, baseada na busca de maior rigor dos métodos, cujas linhas principais são dadas pela psicologia.
Herbart trouxe grande
Pedagogia como ciência.
contribuição
para
a
Segundo Herbart, a ação pedagógica se orienta por três procedimentos: o governo, a instrução e a disciplina. O governo : é a forma de controle da agitação da criança, inicialmente exercido pelos pais e depois pelos mestres, com a finalidade de submeter a criança às regras do mundo adulto e viabilizar o início da instrução. A instrução : é o principal procedimento da educação e pressupõe o desenvolvimento dos interesses. O interesse determina quais as ideias e experiências que receberão atenção por parte do indivíduo. Herbart não separa a instrução intelectual da instrução moral, pois para ele uma é condição da outra. Para que a educação seja bem-sucedida é conveniente que sejam estimulados o surgimento de múltiplos interesses.
A disciplina : é a responsável por manter firme a vontade educada, no caminho e propósito da virtude, supondo autodeterminação, que é uma característica do amadurecimento moral levando para a formação do caráter que está sendo proposto, ao contrário do governo, que é heterônomo e exterior, mais adequado ao trato com as crianças pequenas.
Cinco passos formais que propiciam o desenvolvimento do aluno segundo Herbart :
Preparação - O mestre recorda o já sabido
Apresentação - O conhecimento novo é apresentado ao aluno; Assimilação (associação ou comparação) - O aluno é capaz