Trabalho de fotojornalismo
O texto "Os Sentidos" aborda – assim como o próprio nome já diz – os cinco sentidos do ser humano, em comparação com a eficácia dos mesmos em outros animais. A conclusão é que todos são importantes para o homem, porém, a visão se destaca. É verdade que o cego não possui tal sentido e isso não o impede de viver no mesmo mundo que os que enxergam, mas o tato de uma pessoa não é tão eficiente quanto o de um macaco, assim como é impossível comparar nosso olfato com o de um cachorro. O fato de a visão ser o foco do primeiro texto já o relaciona com o segundo, cujo tema é a fotografia.
A Alegoria da Caverna, de Platão, relatava uma situação em que prisioneiros dentro da caverna observavam imagens em uma parede, o que parecia realidade para eles. No entanto, com uma visão avantajada do que se passa, sofistas se posicionam do lado de fora e manipulam as imagens que os prisioneiros enxergam sem deixar que saibam. Ou seja, sem estarem cientes, os iludidos apenas acreditam no que vêem, pois lhes parece algo natural. Essa história é apenas usada para ilustrar o que pode fazer uma fotografia na sociedade.
Um incidente acontece e um fotógrafo imediatamente registra o momento com um clique na câmera. Ao mostrar a foto para uma pessoa, ele pode aguardar inúmeras interpretações do mesmo material, e não apenas o que ele pretende informar. Foto é arte, e seus efeitos são parecidos com a pintura, mas a primeira expõe claramente a realidade, por mais que seu público não a perceba. A intenção do fotógrafo pode ser tanto alertar para aspectos óbvios quanto expressar uma opinião por intermédio das técnicas de fotografia, sem nem