Trabalho De Fisiologia Editado 2
O corpo humano possui diferentes órgãos internos, cada um com uma função. Isso permite com que nosso organismo funcione corretamente.
Sistema digestório
Fonte: Google Images 2015
Sistema digestório
São vários os órgãos que compõem o sistema digestório. Nele é feito a transformação dos alimentos que ingerimos em substâncias bem pequenas, fazendo com que seus nutrientes sejam transportados pelo sangue a todo o nosso corpo. Depois disso, o que não tem utilidade para o organismo é eliminado pelas fezes.
A esse processo, damos o nome de digestão, que é o que produz energia ao nosso organismo para que consigamos fazer nossas atividades diárias. Os órgãos que compõem o sistema digestório são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
A digestão é iniciada quando introduzimos o alimento à boca, onde se estimula a produção de saliva. Os dentes e a língua trabalham para triturar e umedecer os alimentos, após este momento, ele é engolido, passando pela faringe e pelo esôfago e, depois, para o estômago. O bolo alimentar é direcionado ao estômago, onde há uma substância chamada suco gástrico que auxilia na transformação do bolo alimentar em pedaços ainda menores. Após esse processo, o bolo alimentar passa a se chamar quimo.
O estômago é dilatado a medida que os alimentos chegam. Geralmente, ele consegue acomodar até dois litros de alimentos – isso varia de pessoa para pessoa. Ao decorrer deste processo, nutrientes aproveitáveis são levados pelo sangue para as células.
Depois do estômago, o quimo vai para o intestino delgado, misturando-se ao suco pancreático (feito no pâncreas), à bile (vinda do fígado) e ao suco entérico, do próprio intestino. Ali, outros nutrientes são aproveitados e, ao final do processo, o quimo passa a se chamar quilo.
O quilo segue para o intestino grosso, onde a água e os sais minerais são aproveitados, e o restante passa a ser chamado fezes, que é eliminada