Trabalho de fisiologia do exercicio
A fadiga muscular, definida como qualquer redução na capacidade do sistema neuromuscular de gerar força, é um fenômeno comum em esportes de resistência e é uma experiência usual nas atividades diárias. O início da atividade muscular voluntária envolve muitos processos que começam com o controle cortical no cérebro e terminam com a formação das pontes cruzadas dentro da fibra muscular. A fadiga muscular pode, portanto, ocorrer como resultado da falha de qualquer um dos processos envolvidos na contração muscular. O propósito deste estudo é analisar se, após o exercício aeróbio, há diminuição de angulação articular, e se há alguma alteração no reflexo patelar. O estudo dos efeitos causados pelo exercício aeróbio mostrou que o músculo em fadiga sofre alterações em alguns aspectos.
METODOLOGIA
Os sujeitos foram 3 indivíduos homens com idade entre 19 e 21 anos. Imediatamente antes do exercício, foi feito os testes de reflexo patelar e angulação articular nos 3 indivíduos. O teste de reflexo patelar foi feito da seguinte forma: sentado sobre uma mesa, com as pernas relaxadas, bateu-se em uma perna com o martelo de borracha. O teste de angulação articular foi feito da seguinte forma: em decúbito ventral sobre uma mesa, mediu-se a angulação articular do joelho com o ‘( aparelho :S )’ . Logo após os testes os indivíduos realizaram 20 minutos de exercício aeróbio na bicicleta ergométrica com intensidade moderada. Durante este exercício mediu-se a freqüência cardíaca dos indivíduos a 5,10,15 e 20 minutos de duração. Imediatamente após o termino do exercício, os indivíduos realizaram novamente os testes de reflexo patelar e angulação articular exatamente como foi feito antes de exercício.
RESULTADOS
A tabela 1 indica o reflexo patelar presente ou não em cada indivíduo. O primeiro e segundo indivíduos não aparentaram diferenças entre o reflexo antes e depois do exercício aeróbio. O terceiro sujeito apresentou uma leve diminuição