Trabalho de fisica
Física
Tema: Temperatura e dilatação.
Nome: William Silva Barros.
N°32.
Serie: 2°B.
Desenvolvimento
Equilíbrio Térmico – Acontece quando dois corpos, de diferentes temperaturas, entram em contato. O mais quente passa calor para o outro, até alcançarem uma situação de equilíbrio, em que a temperatura de ambos é igual. Os termômetros atuam entrando em equilíbrio térmico com nosso corpo.
Escalas termométricas -
Escala Kelvin – ou escala absoluta. Apresenta o zero absoluto (-273 °C) como 0K (zero Kelvin). Nunca, nenhuma substância conseguiu atingir temperaturas inferiores ao zero absoluto. Estima-se que essa seja a temperatura mais baixa que se pode alcançar (na verdade nunca se chegou a -273°C, mas bem próximo disso). Transformando Kelvin em Celsius e vice-versa:
T (Celsius) = T (Kelvin) + 273
Escala Fahrenheit – Bastante utilizada no meio científico, nessa escala 0°C equivale a 32°F (32 graus Fahrenheit) e 100°C corresponde a 212° F. Dessa forma, pode-se estabelecer a seguinte relação:
T(Celsius)/100 = (T(Fahrenheit) – 32)/212 – 32 simplificando:
Tc/5 = (Tf – 32)/9
Temperatura: Constitui-se o estado de maior ou menor agitação das moléculas de um corpo. Quanto maior a temperatura, maior a agitação. Também pode ser descrita como um número capaz de traduzir o estado de quente ou frio de um corpo qualquer.
Dilatação – Todo corpo, submetido a elevadas temperaturas, sofre dilatação, seja ele sólido, líquido ou gasoso.
Por que os corpos sofrem dilatação – Os corpos são constituidos de átomos. Esses estão ligados entre si por meio de forças elétricas, que são como molas, formando a rede cristalina. Ao ser esquentados, esses átomos, ao vibrarem, afastam-se um do outro, dilatando o corpo. A dilatação entre um corpo e outro é diferente em founção da diferença das forças elétricas entre eles. Da mesma forma, ao ser resfriado, o corpo se contrai.