Trabalho de fisica
Colégio Polivalente
Alunos: Adlaine Costa, Alanna Dantas, Andiloine Bispo, Brenda Lima, Rafael Santos, Tailene Cerqueira e Thaislaine Oliveira.
Professora: Tereza Cristina
Data de entrega:
Série: 92m1
Jorge de Lima
Biografia
Nascido em União dos Palmares no dia 23 de abril de 1893, Jorge Mateus de Lima atuou como pintor, tradutor, escritor, poeta e médico. No início de sua produção poética, utilizava versos alexandrinos, mas, posteriormente, tornou-se um poeta modernista.
O pai de Jorge de Lima era um comerciante abastado e, no ano de 1902, mudou-se com a família para a cidade de Maceió. Sete anos depois, Jorge de Lima passar a viver em Salvador e começa a estudar medicina. Já no Rio de Janeiro, em 1914, forma-se médico. Porém, este ano seria crucial na vida do jovem pela publicação de sua primeira obra, XIV Alexandre, que marcou seu nome na poesia brasileira.
No ano de 1915, Jorge de Lima volta para Maceió e lá dedica-se novamente à medicina, conciliando a profissão com a política e a literatura. Em 1930, o poeta muda-se para Alagoas, cidade em que montou um ateliê na Cinelândia, utilizado para pintura, criações e base para encontros entre intelectuais daquele período.
Bibliografia
Principais Poesias
XIV Alexandrinos (1914); O Mundo do Menino Impossível (1925); Poemas (1927); Novos Poemas (1929); Poemas Escolhidos (1932); Tempo e Eternidade (1935) - em colaboração com Murilo Mendes; Romances
Salomão e as Mulheres (1927);
O Anjo (1934); Calunga (1935);
A Mulher Obscura (1939); Guerra dentro do Beco (1950).
Características
Jorge de Lima demonstra, nas obras iniciais, influência neoparnasiana e simbolista, passando ao nativismo e, finalmente, ao misticismo. Da primeira fase, destaca-se o soneto O Acendedor de Lampiões. Ao aderir ao Modernismo, sua poesia revela temas telúricos de origem popular e africana. O ponto alto dessa "fase negra" ou