trabalho de fisica
O poder das pontas.
O poder das pontas é a forma como é chamado o princípio físico que rege o funcionamento de alguns objetos do nosso cotidiano, como os pára-raios e as antenas. Ele foi utilizado por Benjamin Franklin, em 1752, em sua famosa experiência da pipa, que deu origem à sua invenção mais famosa, o pára-raios.
Pára-raios e Relâmpagos-Raios
O pára-raios foi construído por Benjamin Franklin. Ele é constituído por uma haste de metal ligado a terra por um fio condutor de cobre. Em sua extremidade superior existe uma coroa de quatro pontas, coberta por platina para suportar o forte calor gerado pela descarga elétrica. Benjamin Franklin quem conseguiu provar, no século XVIII, que o raio era uma simples descarga elétrica ocorrida entre nuvens eletrizadas e a Terra. Atualmente, sabe-se que essa descarga também pode ocorrer entre nuvens de potenciais diferentes.
Blindagem Eletrostática
O campo elétrico no interior de um condutor de equilíbrio eletrostático é nulo. Uma aplicação pratica dessa propriedade é a Blindagem Eletrostática, que é um dispositivo empregado na proteção de aparelhos contra as influências elétricas. Constitui-se, basicamente, numa capa ou rede metálica que envolve o aparelho que se quer isolar.
Desenvolvimento
O poder das pontas.
Segundo este princípio, o excesso de carga elétrica em um corpo condutor é distribuído por sua superfície externa e se concentra nas regiões pontiagudas ou de menor raio. É nas pontas que a energia é descarregada. Isso ocorre porque as extremidades são regiões muito curvas e, como a eletricidade se acumula mais nessas áreas, um corpo eletrizado dotado de pontas acumula nelas sua energia. A densidade elétrica de um corpo será sempre maior nas regiões pontudas em comparação com as planas. Sendo assim, uma ponta sempre será eletrizada mais