Trabalho de filosofia
Antropologia e Sociologia suas contribuições alcaçaram varias areas do conhecimento humano como: educação,cultura,literatura,arte,midia,linguistica e politica também escreveu sobre Sociologia da Sociologia.
Sempre posicionado claramente contra o liberalismo e a globalização.
Morreu em Paris 23 de janeiro de 2002 depois de finalizar um curso acerca de sua propria produção academica, que servira de fundamento ao seu ultimo livro, Esboço para uma autoanálise.
O mundo social,para Bourdieu,deve ser compreendido á luz de três conceitos fundamentais são: campo, habitus e capital.
O campo Bourdieu com a ideia de esferas propostas por Max Weber e ainda o conceito de classe social de Marx.
Bourdieu é rotulado como construtivismo estruturalista ou estruturalismo construtivista, está postura consiste em dizer que existem estruturas que podem interfirir na representação dos individuos chamados agentes.
Assim tais estruturas são construidas socialmente com os esquemas de ação e pensamento chamados por Bourdieu de habitus.
Uma das mais importantes questõesna obra de Pierre Bourdieu centraliza na analise de como os agentes incorporam a estrutura social.
A grande contribuição de Bourdieu para a comprenção Sociologica da escola foi a de ter ressaltado que essa instituição não é neutra,formalmente o rico e o pobre todos da mesma maneira são submetidas a mesma educação, mesmas regras e formas de avliação e assim teriam asmesmas chances.
Na verdade ele mostra que as chances são desiguais, alguns estariam mais favoraveis do que outros para as condições escolares. A escola é um espaço de reproduçãode estruturas sociais e de transferencias de capital de uma geração para outra é nela que o legado economico da familia transforma-se em capital cultural.
Os alunos