Trabalho de Filosofia
Filosofia
Goiânia
2014
Joana Alves Bezerra
Filosofia
Parecer elaborado para fins de avaliação parcial na Disciplina de Filosofia do curso de Pedagogia, da Unidade Acadêmica Administrativa de Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob e orientação do professor Fabrício.
Goiânia
2014
1) Do que se trata o texto? Do Helenismo.
O período helenístico (do grego, hellenizein – "falar grego", "viver como os gregos") o período da história da Grécia compreendido entre a morte de Alexandre III, O Grande, da Macedônia em 323 a.C. e a anexação da península grega e ilhas por Roma em 147 a.C. Caracterizou-se pela difusão da civilização grega numa vasta área que se estendia do mar mediterrâneo oriental à Ásia Central. De modo geral, o helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre: o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava. Foi naquele período que as ciências têm seu primeiro e grande desenvolvimento. O helenismo marcou um período de transição para o domínio e apogeu de Roma. Durante o Helenismo foram fundadas várias cidades de cultura grega, entre elas Alexandria e Antioquia, capitais do Egito Ptolemaico do Império Selêucida, respectivamente. O helenismo marcou o surgimento de um novo período: a filosofia helenística (cujo início é tradicionalmente associado com a morte de Alexandre, em 323 a.C).
2) Procure identificar o tema central e os subtemas a ele conectados. O tema central é o Helenismo e os subtemas conectado a este tema vou descrevê-los.Vou começar falando do tema que é o “Helenismo” é um termo que designa tradicionalmente o período histórico e cultural durante o qual a civilização grega se difundiu no mundo mediterrânico, euro-asiático e no Oriente, fundindo-se com a cultura local. Da união da cultura grega com as culturas da Ásia Menor, Eurásia, Ásia central, Síria,