Trabalho de filosofia
1) O realismo político de Maquiavel inaugurou uma nova maneira de pensar a política. Que novidade foi essa? Como essa novidade se expressou?
2) Que teoria se formulou no inicio da idade moderna com Jean Bodin?
3) O que é maquiavelismo e por que esse mito não se aplica a Maquiavel?
4) O que é Jusnaturalismo e liberalismo?
5) Qual foi a importância das teorias contratualistas no movimento contra o absolutismo?
6) Qual é a novidade do pensamento de Montesquieu?
7) Hobbes entendia que o ‘’Homem é o lobo do próprio homem’’ explique essa tese e como ela o levou a sua concepção de Estado.
8) Qual a concepção de Estado liberal para John Locke?
9) Explique o conceito de vontade geral em Rousseau.
10) Considerando o pensamento de Hegel, responda ás questões. a) Qual a concepção de Estado em Hegel? b)Por que ele critica as teorias contratualistas que o antecederam?
11) Como se posicionaram Karl Marx e Engels em relação á teoria contratualista e liberal a respeito da origem e do papel do Estado?
RESPOSTAS
1) Maquiavel, pelo dizer crítico dos historiadores, afirma-se que tenha quebrado com a corrente tradicional da história, ou seja, que ocorre uma ruptura, onde o pensamento dele vai dentro de uma temática em que o soberano pode se utilizar de quaisquer meios para alcançar seus desejos, indo contra todos os princípios. Sua obra mais importante foi "O Príncipe", em que seu principal fundamento era o que se denomina de "maquiavelismo", dando importância única e exclusiva ao que o príncipe pensa e quer, sem levar em conta os anseios da sociedade.
2) O Direito Divino dos Reis.
3) É a forma de governo de um príncipe, apresentada na obra “O príncipe”. Que dá há entender que o poder deve ser conquistado e mantido, e para tanto se justifica o poder absoluto; posteriormente, alcançada a estabilidade é possível e desejável a instalação do governo republicano. A expressão “maquiavélica”