TRABALHO DE FILOSOFIA
Para Aristóteles, a ética é iniciada com o conceito de felicidade, que por sua vez é definida como uma atividade da alma que vai de encontro com uma virtude total. Todo o estudo sobre felicidade e virtudes vai de encontro ao que dizia Aristóteles, que a felicidade é o principio da ética, ou seja, uma ética eudaimônica. Numa explicação mais aprofundada, pode se dizer que para Aristóteles, o significado de felicidade é a realização do homem, é o sucesso que ele obtém no que almeja, em alto grau de excelência, ele desenvolve virtudes, qualidades de caráter que já demonstram a “ética perfeita”
Texto não filosófico (fragmentação de revista online)
“O ex-craque Ronaldo conheceu na noite de domingo o resultado de seu esforço para emagrecer. Depois de três meses participando do quadro "Medida Certa" do Fantástico, da TV Globo, Ronaldo perdeu 16,9 quilos. Aposentado desde o ano passado, Ronaldo pesava 118,4 quilos em setembro. Ao subir na balança durante o programa, exibido ao vivo, o ex-atleta pesou 101,5 quilos. Nos três meses em que estrelou o quadro do Fantástico, Ronaldo adotou uma dieta balanceada e praticou diversas atividades físicas, cumprindo o plano de exercícios e nutrição preparado pelos especialistas que colaboram com o programa. O objetivo de Ronaldo era ficar em forma para a décima edição da partida contra a pobreza, que será disputada na quarta-feira na nova Arena do Grêmio em Porto Alegre, contra uma equipe liderada por outro ex-craque, o francês Zinedine Zidane.”
Bibliografia: VEJA ONLINE
Para Aristóteles, a excelência se da pela realização em plenitude, no caso, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno mostrou que conseguiu realizar o que almejava, logo teve excelência por mérito. E também, o conceito de que todos os entes naturais, no caso o Homem é regido por uma finalidade com tendência a ser algo positivo.
Explicação das imagens com legenda:
Imagem 1 e 2 –
Para essas imagens, escolhemos uma frase de Aristóteles definindo como