Trabalho de filosofia
Os animais e os seres humanos
Os animais são parte da natureza, assim como o homem, dessa forma, se encontram presentes na vida dele, desempenhando papeis importantes que algumas vezes não são reconhecidos. Como o homem trata esses animais? Os animais são devidamente valorizados ou passam a ser tratados como objetos quaisquer? Às vezes as pessoas não reconhecem a importância deles e se esquecem de que são seres vivos assim como nós humanos e como todos os seres vivos devem ser tratados dignamente, respeitados e possuem direito á vida, assim como qualquer ser que é parte da natureza. Não é porque o homem possui maior capacidade cognitiva que tem o direito de explorar os demais, mas pelo contrario, por ter grande capacidade de raciocínio é que deve notar a importância da ética e do respeito aos seres que não conseguem se defender por si só e também da natureza como recurso básico para a sobrevivência para os habitantes do planeta.
Todos nós vivemos no mesmo ambiente, dividimos nossa natureza com seres diferentes de nós. As espécies de animais tem seu comportamento na maioria das vezes idênticas já nós seres humanos agimos de formas diferentes, os animais não se renovam fazem seu serviço conforme suas modificações genéticas já o ser humano procura se renovar a cada dia tentando sair da rotina os animais tem inteligência concreta nós temos inteligência abstrata.
Os seres humanos são animais racionais, ou seja, animais que possuem capacidade de raciocinar, não agindo somente por instinto.
Por isso, somos capazes de inventar muitas coisas que facilitam o nosso dia a dia, levando mais conforto para nossas vidas. Os animais não inventam coisas, mas se adaptam ao ambiente em que vivem, suprindo suas necessidades.
A comunicação dos animais é diferente dos humanos, emitindo sons próprios de cada raça, os seres humanos são animais mamíferos, bípedes, que se distinguem dos outros mamíferos. Mas mesmo os animais sendo diferentes de