Trabalho de filosofia
R= Quando há semelhança entre seres sensíveis, ela não decorre de cada um deles em particular, mas da ideia que a semelhança produz naquele que conhece. E essa ideia não é algo que um individuo cognoscente tem ele mesmo, sozinho, em sua mente. Essa ideia é permanente, ela é a forma fundamental ou essencial sem a qual não se tem conhecimento. Daí vem o idealismo platônico, também chamado de idealismo objetivo. Já Aristóteles pretende mostrar que não há as tais entidades chamadas ideias em um mundo à parte, e mesmo se existissem, delas nada poderia provir, pois o conhecimento que se tem das coisas sensíveis depende da relação imediata dos sentidos com o mundo.
2. Qual a concepção de Sócrates sobre a morte?
R= “Se a morte for o fim de tudo, até dos pensamentos, sentidos então será como dormir profundamente, tão profundamente que nem sonhamos; Sendo assim vai ser ótimo.Se a morte for a mudança desse mundo para o outro lado será maravilhoso, não tem coisa melhor do que encontrar todos que já morreram e encontrar os Deuses de perto.”
3. Quais os motivos da condenação de Sócrates?
R= Sócrates foi acusado de ateísmo ao recusar o culto devido aos deuses do Estado; e subversão ao filosofar em público, orientando os jovens, e desta forma interpretado como corruptor da mocidade.
4. Qual o significado da Reminiscência?
R= Recordação de uma verdade observada pela alma no momento da desencarnação e, quando retomada pela consciência, pode ser a eminência da base de toda sabedoria ou do conhecimento humano.
5. Quais os graus de conhecimento?
R= A opinião, a contemplação do ser em si e a filosofia.
6. Explique:
a) Mito- É uma representação fantasiosa, espontaneamente delineada pelo mecanismo mental do homem, a fim de dar uma interpretação e uma explicação aos fenômenos da natureza e da vida.
b) Potência- Possibilidade de realização de algo.
c) Forma- Algo que está feito, para dar algo uma