TRABALHO DE FILOSOFIA
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICA E SOCIAIS – FAJS
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: FILOSOFIA
Exercício sobre teoria do conhecimento
1. Explique as condições do conhecimento segundo os autores lidos:
Resposta: Uma pessoa só conhece algo quando a sua crença é verdadeira, completamente justificada, e a justificação não é frustrável. Ou seja, primeiramente é necessário que a pessoa acredite nessa verdade. Segundo, que essa verdade seja completamente justificada, baseada em evidências de qualidades. E, por fim, que a justificativa não dependa essencialmente de nenhuma suposição falsa.
2. Qual é a crítica deferida contra os céticos?
Resposta: Se um cético concede que temos uma justificativa completa para as nossas crenças perceptivas, ser-lhe-á difícil convencer o seus acusadores acercas dos méritos do seu cepticismo. Para tornar a sua posição sustentável, será necessário, como passo preliminar, argumentar que tais crenças não são completamente justificadas.
3. Segundo este autor, por que não seriam suficientes as condições necessárias e suficientes para que alguém conheça uma dada proposição?
Resposta: O autor mostra que as condições dadas para que alguém conheça uma dada proposição não constitui uma condição suficiente para a verdade da proposição. Para isso ele aponta dois aspectos relevantes. Primeiramente, se tomarmos “justificado” no sentido em que S está justificado em acreditar que P constitui uma condição necessária para que S saiba que P, então é possível que uma pessoa esteja justificada em acreditar numa proposição que é de facto falsa. Em segundo lugar, para toda a proposição P, se S está justificado em acreditar que P e P implica Q e S deduz Q de P e aceita Q como resultado desta dedução, então S está justificado em acreditar que Q.