Trabalho de filosofia
2. Advogado de Direitos Civis é aquele que trata do que é civil pelo olhar jurídico. Direito Civil é o ramo mais importante do Direito Privado e tem como objetivo estabelecer os parâmetros que regem as relações jurídicas de pessoas físicas e jurídicas.
3. O tema principal do filme “O homem que fazia chover” é o caso de negligência d’uma Empresa de Seguros quanto a um jovem com leucemia. A mãe deste era contribuinte do seguro e a Empresa se negava a pagar o transplante de medula. A partir deste tema, surgem pontos tangentes como a proteção social integrante na Carta de Direitos Humanos e o não-cumprimento de tal direito por parte das Políticas Públicas. A Instituição Privada (Empresa de Seguros) aproveita-se da não- instrução por parte da maioria de seus clientes e nega auxílios que esta deveria pagar na maioria absoluta dos casos. Como plano de fundo tem-se o desinteresse do Sistema Público Judiciário em “fazer Justiça”, propriamente se dizendo; tal referência é mostrada pelo juiz no início do filme que mal se interessa por tal causa e age inversamente ao juiz sucessor que é negro e originário dos movimentos dos direitos civis; este se envolve na causa e exige este mesmo envolvimento da parte do Advogado da Empresa. O profissional liberal se nega até mesmo a fazer o procedimento sumário.
4. Exemplos de assuntos secundários são a probabilidade de um bacharel em Direito passar no Exame da Ordem, a obrigatoriedade da carteira para que se possa exercer tal profissão e as bases para se garantir elementos processuais como a