trabalho de filosofia
Podemos ter a ideia do que seria a indústria cultural e algumas das suas influências para a sociedade.
A indústria cultural é algo que pode ser manipulador, pois ela atua através dos meios de comunicação de massa aniquilando a consciência e o pensamento crítico humano. A televisão por ser um veículo de grande difusão, é utilizada pela indústria cultural para inculcar em nossas mentes estilos de vida padronizadas que acabam nos tornando consumistas e trazendo assim um retorno financeiro aos interessados na divulgação exemplo uma determinada emissora de televisão põe um comercial com modelos de roupas, corte de cabelo, acessórios etc. Passamos a nos apropriarmos dessa moda, mas não porque escolhemos e sim porque é imposto pela mídia e queremos estar na moda. A indústria cultural é um processo que se dá em plena sociedade de consumo. Essa mudança pode ser observada inicialmente pelo fato de a indústria cultural abarcar também, a pratica educativa.
A escola se converteu em um negócio da indústria cultural em pleno processo de expansão, nessa fase de restruturação das relações de produção, parece um grande desafio romper com o pensamento único e o consenso estabelecida, a prioridade com a disciplinarização homogênea ditada pelo mercado essa tendência a conferir a tudo um ar de semelhança esconde de fato diferenças e desigualdades social e historicamente construídas, fazendo parecer semelhantes sociedades classe frações de classe muito distintas.
A escola tem que desvelar e difundir programaticamente as resistências expressas de distintas formas, que no momento oferecem alternativas ao decorrente da indústria cultural. Os professores devem estar capacitados para lançar mão inclusive dos próprios recursos da indústria cultural para possibilitar que as novas gerações venham a recriar as relações entre economia e cultura.
É por meio da educação que adquirimos conhecimentos racionalizados, e