Trabalho de filosofia
Módulo 2.2
Docente.: Luís Fernando Crespo
Discente.: Kalil Cesar Marão
1ºa Questão:
Comentário próprio: É praticamente impossível ter uma definição exata do que é a filosofia, visto que um dos focos desta matéria é exatamente chegar a um princípio de que não existe o óbvio. Se não existe o óbvio, logo, não existe “definições obvias do que é a filosofia.
Deinição 1: A filosofia da educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s) educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas.
Definição 2: A filosofia da educação ora fundamenta a teoria educacional, a pedagogia, ora a justifica, justifica a teoria educacional. Girardelli adota também esta posição, mas ele acopla esta definição da filosofia da educação a dele de desbanalização da educação, do ato educativo, da escola; ele também trabalha com a idéia de filosofia da educação como fundamento, e filosofia da educação como justificação, mas chama a atenção para o problema de discernir o que é uma e o que é outra. Em seu livro “Filosofia da educação”,Ghiraldelli expõe a sua compreensão da filosofia da educação fundamentadora e da filosofia da educação justificadora.
Definiçaõ 3: A filosofia educacional de Platão era baseada em sua visão da República ideal, onde o indivíduo era melhor servido ao ser subordinado a uma sociedade justa. Ele defende remover as crianças dos cuidados de suas mães e cuidar delas através do Estado, com grande cuidado para diferenciar as crianças adequadas para as várias castas, a maior delas recebendo a melhor educação, para que elas possam agir como guardiões da cidade e cuidar dos menos aptos. A educação seria holística, incluindo fatos, habilidades, disciplinas físicas, e música e arte, que ele considerava a maior forma de esforço.
2ºa Questão:
Sec. VII a.C.
- Filósofos pré-socráticos
- Os primeiros pensadores buscaram responder aquilo o que antes os