Trabalho de filosofia
JARDIM PIRATININGA
NOME: no ANO: 3º B
NOME: n°
PROFESSOR RODRIGO MANZANO 14/03/2012 NOTA:
1) Inatismo é a doutrina que diz que há conceitos, ideias, princípio e noção são inatas ao ser humano, quer dizer que possuem alma de todos os homens, e é Platão o principal defensor dessa teoria, pois, segundo ele, a origem das ideias é nos dada pelo mundo inteligível, um mundo que antes de nascermos, passamos por ele para termos nossas ideias assimiladas em nossas mentes. Este mundo é dominado por Platão como o mundo sensível, pois ele acredita que nós já temos as ideias guardadas em nossas mentes, mas que há muitas e, que para serem usadas, é necessário para nós, lembrar (relembrar) dessas ideias já conhecidas através do mundo inteligível.
O racionalismo só se da origem garças a doutrina do inatismo, pois, pelo homem ser dotado de razão, ele não conhece a realidade, conhece somente a ideia do que seja real, de modo que a realidade só pode ser comprovada e conhecida por meio das ideias de nossa razão.
2) Descartes é fruto da filosofia escolástica, mais é também um filosofo que busca chegar as respostas que esta não havia chagado, buscando também fundamentar a ciência moderna, em sua obra, traz a tentativa de elaborar um método que seja universal, que seja válido para todas as ciências, que permite ao ser humano um conhecimento seguro e verdadeiro. Já que a base de seu pensamento é a matemática, a única ciência que tem respostas exatas, seguras e comprovadas, é no método matemático que Descartes encontra a estrutura para o seu método.
3) Para se poder hierarquizar e também organizar o pensamento filosófico de Descartes, o seu método deve ser dividido em 4 passos:
1. Receber as informações, examinar sua racionalidade e sua justificação, verificar a verdade, a boa procedência daquilo que se está investigando e aceitar somente aquilo que for indubitável. 2. Análise e