trabalho de filosofia A dan a do universo
Platão- Para Platão apenas o mundo das “idéias”, composto de formas perfeitas e imutáveis, pode representar a essência da realidade. (pag. 67)
Aristóteles- Segundo Aristóteles, existe dois tipos possíveis de movimento, o movimento “natural” e o movimento “forçado”. (pag. 74)
Heráclito- Para ele a substancia básica era o fogo, possivelmente devido ao seu poder de transformar as coisas, de pô-las em movimento. (pag. 50)
Filolau- De acordo com Filolau, a terra gira em torno de um “fogo central”, o forno do universo. (pag. 57)
Pitágoras- Para os Pitagoricos “tudo é numero”, uma idéia que de certa forma substituía a busca iônica de uma substância fundamental pela busca de relações numéricas entre todos os aspectos da “natureza” e da vida. (pag. 54)
Tales de Mileto- Tales tinha se inspirado em suas qualidades únicas de mutação; a “água” é continuamente reciclada dos céus para a terra e oceanos, transformando-se de líquida para vapor, representando, assim a dinâmica intrínseca dos processos naturais. (pag. 46)
Leucipo e Demócrito- De acordo Leucipo e Demócrito, o mundo é composto de por infinitos “átomos”, que são indestrutíveis perfeitamente densos e de infinitas formas. (pag. 61)
Anaximandro- Segundo Anaximandro o universo era eterno e infinito em extensão e seu centro era ocupado pela terra a qual atribuiu uma forma cilíndrica. (pag. 46)
Parmênides- Parmênides acreditava que toda mutação é ilusória, já que a mudança implica a transformação, algo que não pode mudar.
Segundo Parmênides a realidade é imutável, estática, e sua essência esta incorporada na individualidade divina de Eon, ou, ser que permeia a tôo universo. (pag. 50 a 51)
2) Relacionar as escolas iônicas pitagorica ( salientar as convergências entre uma e a outra, e destacar as divergências).
Escolas Iônicas- A questão de central importância para os filósofos iônicos era a composição de cosmos.
Suas idéias defendiam a existência de um