TRABALHO DE FILOSOFIA TURMA A CASC
CURSO DE FILOSOFIA
CARLOS ANTONIO DA SILVA CARIOCA
CRIASTIANO DE ALMEIDA
FILOSOFIA DO RATO ENTRE ESFIRRAS
Maio - 2015
Manaus ̸ Amazonas
CARLOS ANTONIO DA SILVA CARIOCA
CRIASTIANO DE ALMEIDA
FILOSOFIA DO RATO ENTRE ESFIRRAS
Trabalho apresentado à disciplina Novas Tecnologia da Informação dentro das atividades do curso de filosofia da Faculdade Salesiana Dom Bosco.
Orientador: Prof. Me. William Costa da silva
Maio - 2015
Manaus ̸ Amazonas
OS RATOS
Os ratos são classificados pela sistemática – ciência que estuda a relação entre os organismos conforme sua classificação biológica – como roedores, isto é, animais da ordem Rodentia e, ainda, da família Muridae. Essa família, um setor da classe dos mamíferos, abrange os ratos, camundongos e ratazanas. São animais que possuem uma característica própria desse grupo: dentes incisivos. Além disso, podem ser caracterizados de acordo com alguns aspectos externos, como a coloração e o tipo da pelagem.
FIGURA 1: Catedral da Diocese de Roraima. Fonte: dioceseroraima.com
Os ratos possuem hábito noturno. Isto significa que eles saem em busca de alimento somente durante a noite, uma vez que é o período mais fácil de obter alimento e menos perigoso também. Mais ainda, utilizam principalmente o tato, a audição e o olfato para a obtenção do alimento, uma vez que esses sentidos são mais aguçados do que a visão. Como eles têm várias habilidades físicas – nadar, subir em locais altos, saltar ou mesmo equilibrar-se em fios e cabos – eles conseguem obter alimento mesmo que esse esteja em locais de difícil acesso. Eles podem bloquear a respiração por até três minutos, permitindo a natação dentro de canos e esgotos.
Esses roedores possuem um ciclo de vida de 9 (nove) a 12 (doze) meses e com um período de gestação de aproximadamente 22 (vinte e dois) dias. A maturidade é atingida, por esses animais, após, no máximo, 3 (três) meses, isto significa que, apenas sessenta