Trabalho de filosofia mito
Curso: Serviço Social Período: 1°
Dayana Cristina, Denise Carrias, Jordânia Costa, Lorena Souza.
Disciplina: Introdução a Filosofia
Professora: Benigna
A Passagem do Mito para Filosofia.
Caxias – MA
28\02\2013
Após a abordagem da passagem do mito para a filosofia, produza um texto dissertativo que aponte os seguintes elementos: conceito e características do mito, conceito de filosofia, processo de reflexão e filosofia e o papel do filósofo.
Caxias – MA
28\02\2013
Do Mito à Filosofia
Na Grécia Antiga, para tudo havia uma boa explicação, seja para acontecimentos cotidianos, seja para os fenômenos naturais. Naquela época nada ficava sem resposta; estas explicações marcaram a primeira forma de adquirir conhecimento, pautada nas crenças de cada tribo, sempre fantasiosas, ingênuas, alegóricas, intuitivas, sem cunho cientifico, porém inquestionáveis, mito.
Por muito tempo o mito situou o homem no mundo de forma absoluta, a insegurança e o medo eram afugentados por meio deles, logo essas histórias ganhavam credibilidade por serem narradas por pessoas mais velhas da sociedade e seus personagens principais eram os deuses do Olimpo.
O martelo de Thor, que seu pai Odin, o deus supremo, o presenteou era sagrado e poderoso para criar tempestades, furações e raios. O roubo do martelo de Thor implicou na escassez da chuva. Assim o mito explicava os fenômenos naturais.
O pensamento mítico envolve e relaciona elementos fazendo com que eles hajam entre si. Depois, ele organiza a realidade, dando um sentido metafórico às coisas, aos fatos. Em terceiro plano, ele cria relações entre os seres humanos e naturais, mantendo seus mistérios que necessitam ser desvendados. O mito