Trabalho De Filosofia Geral
Trabalho de sociologia geral
1.Fale sobre o fato social, suas características e exemplifique.
2.Escreva sobre o estudo do suicídio realizado por Durkheim
3.O crime para Durkheim é um fenômeno normal ou patológico
4. Conceitue consciência coletiva e anomia.
1.Podemos classificar como fatos sociais as regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc., enfim, todo um conjunto de “coisas”, exteriores ao indivíduo e aplicáveis a toda a sociedade, que são capazes de condicionar ou até determinar suas ações; sendo esta “coisa” dotada de existência própria, ou seja, independente de manifestações individuais.
São características do fato social a: coercibilidade a exterioridade e a generalidade.
Como exemplo de fato social podemos citar o casamento, pois, este enquadra se perfeitamente na definição acima, além de reunir, de acordo com Durkheim, as três características pertencentes ao fato social.
2.O suicídio é, segundo Durkheim, “todo o caso de morte que resulta, direta ou indiretamente, de um ato, positivo ou negativo, executado pela própria vítima, e que ela sabia que deveria produzir esse resultado”.Conforme o sociólogo, cada sociedade está predisposta a fornecer um contingente determinado de mortes voluntárias, e o que interessa à sociologia sobre o suicídio é a análise de todo o processo social, dos fatores sociais que agem não sobre os indivíduos isolados, mas sobre o grupo, sobre o conjunto da sociedade. Cada sociedade possui, a cada momento da sua história, uma atitude definida em relação ao suicídio.
Segundo o filósofoexistem três tipos de suicídio, são eles:
• Suicídio Egoísta: é aquele em que o ego individual se afirma demasiadamente face ao ego social, ou seja, há uma individualização desmesurada. As relações entre os indivíduos e a sociedade se afrouxam fazendo com que o indivíduo não veja mais sentido na vida, não tenha mais razão para viver;
•