Trabalho de filosofia - doação de orgãos
Disciplina: Filosofia
Professor: Agostinha Nóbrega
Trabalho Elaborado por:
Joana Camacho nº9
Leonor Gonçalves nº15
Sara Maria nº20
Vera Rodrigues nº22
Alexandra Jesus nº23
Funchal, 23 de Abril de 2011
Ano Lectivo: 2010/2011
Índice
Introdução 3
Doação de órgãos O que é um transplante? 4 De onde provêm os órgãos doados? 5 Como se inicia o processo de transplante? 5 Quem paga o transplante? 6 Qual é o período de espera? 6 O que acontece depois do transplante? 6
Tráfico de órgãos O que é o tráfico? 7 Razões que levam ao tráfico de órgãos 7 Custos aproximados de vários órgãos no mercado negro 8 Condições em que são transportados os órgãos traficados 9
Discussão 11
Caso crítico 13
Conclusão 17
Bibliografia 18
Introdução
Este trabalho em que nós escolhemos como tema o tráfico e a doação de órgãos, tem o objectivo de analisar as diferentes opiniões de cada indivíduo na sociedade em que vivemos hoje em dia, independentemente da sua cultura e profissão.
Um dos objectivos principais é alertar à sociedade e aos nossos colegas de turma, das vantagens e desvantagens de recorrer ao tráfico e doação de órgãos. Um dos outros objectivos é pensarmos e reflectirmos sobre as questões éticas que surgem quando abordamos este assunto.
Vamos fazer referência aos diferentes pontos de vista acerca da doação e tráfico de órgãos, e depois vamos discutir sobre qual devemos considerar o mais acertado e porquê. Escolhemos também uma espécie de exemplo, ou seja, um caso real, para podermos reflectir sobre o que pode ser ou não considerado correcto em relação ao transplante de órgãos, por via ilegal ou legal.
A doação de órgãos e tecidos é a remoção de órgãos e tecidos do corpo de uma pessoa. Esta doação pode ser de uma