TRABALHO DE FILOSOFIA 1 ANO
Nome:
Número: Série: 1ª A ( ) B ( ) C ( )
VALOR DO TRABALHO – 30 PONTOS (somados a sua média de atividades e participações; distribuídos em 07 questões).
1 - Para Platão o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente. (ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado). O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação: (valor 05)
a) Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.
b) Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.
c) Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.
d) Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.
e) Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.
2 – (UEM/2011) “Platão escreveu que os homens estão ligados desde o nascimento às sensações primitivas. Por conta disso, vivem num estado mental permeado por “imagens” dos objetos existentes. Para Platão, poucos alcançam o verdadeiro conhecimento” (Filosofia / vários autores – Curitiba: SEED-PR. 2006, p. 64). Recentemente, o filme Matrix, dirigido pelos irmãos Wachowiski, apresentou uma história que traz uma discussão sobre o que é realidade e o que é ilusão. Sobre essas questões, é correto afirmar que: (valor 05)
01) O personagem Neo do filme Matrix, ao ser levado a conhecer a verdade, tendo a capacidade de distinguir a realidade da ilusão, pode ser comparado