TRABALHO DE FIGURAS DE LINGUAGEM
LINGUAGEM
Mariana, Vitória e Vivian.
Personificaçao
• A personificação (português europeu) ou prosopopeia (português brasileiro) é uma figura de estlo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentmentos ou ações próprias dos seres humanos.
Poema:
A bomba atômica é triste, coisa mais triste não há, quando cai, cai sem vontade e vem caindo devagar. (Vinicius de Moraes)
Um Apologo:
A agulha e a linha. (Machado de Assis)
Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:
— Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo?
Conto de fadas:
A Bela e a Fera.
Comparação
A comparação é uma figura de linguagem usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos. É mais facilmente entendida como a aproximação de dois termos.
É que teu riso penetra n'alma COMO a harmonia de uma orquestra santa. — Castro Alves
Comparação de gastos entre lâmpadas. (Financeira/Energetca)
Comparação do sistema de ensino.
(Crítca)
Metáfora
• Metáfora é uma palavra ou expressão que produz sentdos figurados por meio de comparações implícitas. Ela pode dar um duplo sentdo a frase. Com a ausência de uma conjunção comparatva.
"Meu pensamento é um rio subterrâneo“ -Fernando
Pessoa.
Catacrese
É a figura de linguagem que consiste na utlização de uma palavra ou expressão que não descreve com exatdão o que se quer expressar, mas é adotada por não haver uma outra palavra apropriada - ou a palavra apropriada não ser de uso comum; são como gírias do dia-a-dia, expressões usadas para facilitar a comunicação.
Exemplos comuns: Pé da mesa, cabeça do alho, pé do ouvido.
Hiperbato
• Hipérbato (do grego hyperbaton, que ultrapassa) também conhecido como inversão, é uma figura de linguagem que consiste na troca da ordem direta dos termos da oração (sujeito, verbo, complementos, adjuntos) ou de nomes e seus determinantes. Incide quando há demasia propositada num conceito. Assim