Trabalho de Fichamento
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
ANDRÉ LUIS CASCARANO DE SOUZA – RA: 971952-0 / EP9Q12
JOÃO PAULO DA SILVA – RA: 623288-3 / EP9Q12
Orientador: Prof.º Helder Soldatti
CAMPINAS
2012
Texto: O conhecimento do senso comum é espontâneo, instintivo, não-metódico e vivencial, caracterizando-se principalmente por um caráter utilitarista, subjetivo e com baixo poder de crítica.
Comentário: A cultura da sociedade em utilizar ervas medicinais como erva cidreira, macela, camomila, funcho. Isto é um bom exemplo de conhecimento empírico, ou seja, as pessoas fazem uso delas e nem sabem quais são as propriedades químicas que garantem esses efeitos.
Texto: Há um outro problema em relação ao conhecimento ordinário que é a generalização de sua aplicação por uma inconsciência dos seus limites de validade.
Comentário: Há um grande problema quando há uma generalização do conhecimento adquirido. Às vezes, as condições determinantes de um fato são diferentes, mas os mesmos conhecimentos e técnicas podem ser aplicadas para a solução do problema. Sempre seguimos uma rotina, com um caminho percorrido por muito tempo, de repente deparamos com uma nova barreira, e percebemos que o aquilo que somos e fazemos não servirá e assim buscamos novas alternativas e conhecimentos.
O conhecimento científico
Texto: A investigação científica é estimulada a criar fundamentos mais sólidos para seus conhecimentos e a testar permanentemente suas hipóteses de uma forma mais rígida e severa.
Comentário: Não chegamos a uma afirmação através de opiniões próprias ou sentimentos de convicção, por exemplo. O que prevalece é o estudo da ciência que estimula a criar fundamentos mais sólidos sobre os conhecimentos.
As teorias científicas assumem um poder maior sobre qualquer senso comum. Porém, ela também pode estar suscetível a erros e a reformulações.
O