trabalho de fhtm
Este trabalho tem por objetivo obter conhecimentos sobre a referida instituição (juizado da infância e da juventude) que esta inserida no poder judiciário da 1° e 2° vara de Rio Branco. O juizado da infância e da juventude e uma instituição que tem como principal atribuição a promoção dos direitos da criança e do adolescente. Visitando esta instituição, nos leva há pensar um pouco mais sobre o nosso cotidiano, o dia a dia de todas as crianças e adolescente que chegam nesse local, geralmente são meio de algum tipo de violação dos seus direitos, seja emocional ou físico, ocasionado por descaso de usa própria família. Garantir esses direitos da criança e do adolescente é dever de cada cidadão, porém específica esta instituição junto com o assistente social, que tem como base a constituição federal e o estatuto da criança e do adolescente como prioridade absoluta; E um dos órgãos mais engajados na observância dessa prioridade á defesa da ordem jurídica e a promoção dos direitos fundamentais do menor, nesta instituição há uma busca constante de procura, seja por meio dos promotores e procuradores de justiça ou por meio da própria sociedade.
O trabalho desenvolvido nas varas de família trouxe novas configurações para o perfil do profissional de serviço social, ocasionado a mudança na perspectiva de atuação profissional era fundamentada na tutela e coerção dos sujeitos atendidos, esta passa a ser motivada para a defesa e consolidação dos direitos dos cidadãos. Tais iniciativas são realizadas por esta instituição na certeza de que, os direitos dos quais são titulares as crianças e adolescentes, estaremos assegurando-lhes um desenvolvimento sadio e as bases para o pleno exercício da cidadania.
JUÍZADO DA INFÂNCIA E DO ADOLESCENTE
A Coordenadora da Infância e da Juventude (COINJ), foi criada em 25 de junho de 2010, a partir de determinação da resolução 94/2009 do CNJ. No estado de Minas Gerais. Esta instituição está inserida no setor