Trabalho de fenômenos de transporte
Manometria é o estudo dos manômetros. - Manômetros são dispositivos utilizados na medição de pressão efetiva em função das alturas das colunas líquidas.
Muitos dos aparatos empregados para a medida de pressões utilizam a pressão atmosférica como nível de referência e medem a diferença entre a pressão real ou absoluta e a pressão atmosférica, chamando-se a este valor pressão manométrica.
A pressão manométrica se expressa bem seja acima ou abaixo da pressão atmosférica.
Deve ficar claro que a pressão manométrica é sinônimo da pressão na escala efetiva.
Pm = Pint + Pext
CLASSIFICAÇÃO DE MANÔMETROS
MANÔMETRO DE LÍQUIDO: São tubos transparentes e recurvados, geralmente em forma de U ou de duplo U (um deles invertido) ou de múltiplo U.
Os tubos contêm o liquido manométrico (líquido destinado a medir a pressão). Nos exemplos acima apenas uma extremidade do tubo fica em contato com a atmosfera. Na figura abaixo as duas extremidades são abertas para atmosfera. Para grandes pressões, usa-se o Hg como líquido manométrico. Pequenas pressões usam-se líquidos de baixa densidade (como o óleo, água etc). MANÔMETROS METÁLICOS: São os mais utilizados nas industriais (pressões elevadas).Medem as pressões dos fluídos através da deformação de um tubo metálico recurvado ou de um diafragma (membrana) que cobre um recipiente hermético de metal. O manômetro metálico é conhecido também como aneróide, barômetro de Vidi ou de Bourbon.
MANOMÊTROS TIPO BOURDON: O elemento medidor de pressão é um tubo metálico achatado e recurvado, fechado de um lado e ligado do outro na tomada da pressão a ser medida. Quando a pressão interna ao tubo é aumentada, este tende a endireitar puxando um sistema de alavancas ligado a um ponteiro, causando desta forma seu movimento. O zero será indicado no mostrador sempre que as pressões interna e externa do tubo forem iguais, independentemente de seu valor.