Trabalho de fenomenos transportes energia térmica
Inicialmente trataremos de avaliar as quantidades de calor recebidas ou cedidas pelos corpos e que acarretam somente variações de temperatura.
Naturalmente, precisamos, antes de mais nada, saber o que é calor, como se manifesta e suas formas de medida.
Para tanto, vamos compreender o que é energia térmica de um corpo.
Quando analisamos microscopicamente um corpo nos estados sólido, líquido e gasoso, podemos perceber que:
• No estado sólido, as partículas que constituem o corpo possuem uma grande vibração em torno de sua posição, perfeitamente definida no interior do corpo. • No estado líquido, as partículas, além de vibrarem, apresentam movimento de translação no interior do líquido.
• No estado gasoso, as partículas, além de vibrarem intensamente, também transladam com grande velocidade no interior da massa gasosa.
Podemos concluir que, as partículas constituintes do corpo, possuem energia de agitação.
À energia de agitação das partículas do corpo, chamamos de energia térmica.
Devemos salientar que temperatura é uma medida do estado de agitação das partículas do corpo. A temperatura não mede a quantidade de energia térmica do corpo. Sendo assim, o fato de um corpo estar a uma temperatura superior a um outro não quer dizer que ele possua maior quantidade de energia térmica, mas sim que seu estado de agitação térmica está em um nível mais elevado que do outro. demos perceber que o aço vai esfriando e a água vai se aquecendo até que ambos passam a ter mesma temperatura. Nessa situação, dizemos que os dois estão em equilíbrio térmico.
O fato da água ter aumentado a sua temperatura significa que suas partículas aumentaram a sua agitação térmica. Mas quem forneceu esta energia? Certamente podemos concluir que o aço, ao se resfriar, forneceu energia para a água. Portanto, houve uma passagem de energia do aço para a água. Esta energia, em trânsito é chamada de calor.
Conseqüentemente, se